Aromaterapia: flores e plantas fazem bem à saúde, restauram o equilíbrio e purificam o ambiente - Fento Empreendimentos

Aromaterapia: flores e plantas fazem bem à saúde, restauram o equilíbrio e purificam o ambiente

Aromaterapia: flores e plantas fazem bem à saúde, restauram o equilíbrio e purificam o ambiente

Quem não gosta de enfeitar a própria casa com flores? Elas deixam tudo mais bonito e alegre. Mas o que parece apenas uma impressão derivada da beleza das flores, na verdade, possui um embasamento energético: as flores nos protegem das vibrações negativas, porque elas estão programadas para filtrar as energias densas e convertê-las em vibrações mais elevadas, tal qual o processo de fotossíntese que realizam. Quer uma prova? Pense o seguinte: às vezes, quando recebemos muitas pessoas em casa, logo que elas vão embora, as flores recém-colocadas no vaso murcham. Isso já aconteceu com você? A razão disso é a capacidade das plantas de absorver energias negativas, doando a própria vida em benefício da saúde energética do ambiente em que vivemos. Essa é uma dádiva medicinal das plantas que constitui a base da aromaterapia, técnica natural que se aproveita de óleos essenciais extraídos de flores e folhas para curar problemas físicos e emocionais.

O efeito da absorção do aroma no organismo é rápido, leva cerca de 3 segundos, fazendo com que a resposta do corpo se dê tanto na parte física quanto nas energias e emoções mais sutis. O olfato é o mais apurado de nossos sentidos, garantindo o efeito profundo da aromaterapia, pois quando sentimos um cheiro específico, ele imediatamente desperta as nossas emoções. Por isso, os aromas são capazes de equilibrar nossa saúde, fazendo-nos sentir mais felizes e conscientes. As flores possuem uma vibração mais elevada do que a nossa, uma vez que não possuem capacidade mental. Assim, quando uma pessoa entra em contato com uma flor ou com uma planta, a sua vibração energética também se eleva.

Mesmo que você não recorra à aromaterapia, a presença de flores na sua casa já ajuda bastante no equilíbrio da energia. Os significados de cada flor são relativos ao poder ativo de seus óleos essenciais que podem beneficiar tanto o corpo físico — agindo diretamente na fisiologia do corpo —, como no emocional — ativando o sistema límbico a produzir neurotransmissores que causam sensações afetivas diferentes. Ter flores frescas em casa também produz esse efeito, já que seus óleos essenciais se volatilizam em meio ao ambiente, sendo inalados pelas pessoas ali presentes. A seguir, confira o guia que preparamos para você entender as propriedades curativas de alguns tipos de flores comuns em nosso dia a dia.

Rosa: seu óleo essencial pode ser usado como antidepressivo poderoso, para o combate à impotência, além de ser cicatrizante — tanto para feridas físicas quanto emocionais — e calmante.
Lavanda: a principal flor da aromaterapia é versátil e pode ser usada até por bebês. Possui poder relaxante, alivia o estresse e as tensões nervosas, além de produzir uma sensação de limpeza e harmonia. Excelente para o tratamento de insônia: basta utilizar uma gota de seu óleo essencial ou um ramo de flor seca dentro da fronha do travesseiro. Também combate dores musculares e hematomas.
Gerânio: um bom remédio para peles secas, envelhecidas ou desvitalizadas, pode ser usado também em massagens. Possui ação surpreendente em drenagens linfáticas, pois melhora o tônus da pele, realçando sua coloração e brilho naturais. No âmbito emocional, oferece conforto e minimiza a ansiedade. Alegra a alma para enfrentar com mais leveza momentos de perda.
Jasmim: possui propriedades afrodisíacas e é indicado para aliviar os sintomas da TPM e da menopausa. Ao mesmo tempo em que é um aroma sedativo, também é eufórico, afastando a depressão, a negatividade, a indiferença e a apatia. Suas propriedades antidepressivas, tônicas e sedativas fazem com que o jasmim seja um ótimo aliado no combate da frigidez, impotência, depressão, ansiedade e distúrbios uterinos.
Camomila: planta que traz bastante calma e suavidade. Suas principais propriedades físicas são poderes anti-inflamatório, antiespasmódico e sedativo. Seu óleo essencial é indicado para casos de cólicas e infecções infantis ou dores de dente.
Girassol: traz benefícios ao coração e suas sementes são ricas em vitaminas E, D e do complexo B.
Alecrim: ótimo estimulante emocional, proporciona alegria e energia.
Ylang-ylang: boa aliada no combate à hipertensão.

Dicas práticas

Clarear os cabelos: utilize uma infusão de camomila nos cabelos e seque-os ao Sol.
Combater o estresse: use flores sedativas como camomila, lavanda e rosa. Coloque-as em uma banheira e tome um banho demorado esfregando-as delicadamente em seu corpo. Você pode fazer o mesmo procedimento debaixo do chuveiro, passando as flores pelo corpo todo em movimentos de dentro para fora, como se estivesse limpando os membros. Esse banho traz relaxamento e calma.
Combater a insônia: deixe um maço de lavanda pendurado de ponta-cabeça por 7 dias. Quando secar, coloque-o dentro da fronha do travesseiro. Ajuda quem tem insônia ou sono agitado.
Equilíbrio físico e emocional: junte lavanda, jasmim, gerânio, chá verde e os ferva juntos. Utilize a infusão durante o banho. No entanto, esse método é contraindicado para grávidas ou pessoas que sofram de epilepsia.
Olheiras: faça um chá de camomila e refrigere-o na geladeira. Faça compressas geladas com algodão ou pano e deixe por 15 minutos sobre as olheiras.
Para acabar com a apatia: tenha em casa flores vermelhas, laranjas e amarelas. A vibração das cores energiza tanto as pessoas quanto o ambiente. Ferva 1 litro de água com essas flores em uma panela. Tampe por 10 minutos, coe a água e tome um banho com o líquido do pescoço para baixo, por pelo menos 7 dias seguidos. A apatia tende a ir embora dando lugar à segurança e à energia positiva.