Como decorar a sala da sua casa para o inverno? - Fento Empreendimentos

Como decorar a sala da sua casa para o inverno?

Como decorar a sala da sua casa para o inverno?

Quem não curte dar um charme especial para a sua sala de visitas quando o inverno chega? Afinal, essa estação pede mais momentos no conforto de nosso lar, não é mesmo? Pensando nisso, separamos algumas ideias que podem te ajudar a dar um tom invernal para a sua sala, tornando-a ainda mais aconchegante.

Combine cores e tecidos

A sala é o ambiente em que mais convivemos com a família e onde recebemos nossos convidados. Por isso, é importante que ela seja um cômodo convidativo e confortável, garantindo que todos se sintam bem, mesmo com o frio característico do inverno.

Nossa ideia principal é combinar elementos coloridos com outros de tons mais neutros, como os terrosos. Uma cor que está super em alta na decoração atualmente é o cobre, que fica maravilhoso em peças decorativas estrategicamente posicionadas. Já os tons claros e neutros ornam mais com mantas, tapetes e cortinas, trazendo uma maior sensação de aconchego. Para outros elementos decorativos como mobílias, quadros e objetos, os tons de marrom, vermelho, vinho, cinza, amarelo denso e verde escuro são os ideais.

Outra estratégia interessante é apostar em mantas feitas de tricô ou lã. Deixe-as dobradas sobre o sofá, à disposição de quem precisar se aquecer. Caso seu estofado possua estampas, prefira mantas lisas e vice e versa.

Mas uma ideia coringa para dar uma repaginada no visual da sua sala sem muito esforço é trocar as capas das almofadas do sofá. Você pode optar por capas de tecidos mais invernais, como o veludo ou o suede. E nem é preciso dizer que, quanto mais almofadas, mais confortável ficará a sua sala!

Aposte em elementos de decoração invernal

Alguns elementos são clássicos para dar aquele ar invernal para a sua sala. Por exemplo, apostar em painéis e móveis de madeira, o que demanda um investimento maior e amplo espaço físico. Mas calma, se você não pode fazer grandes mudanças na estrutura da sua sala, existem saídas mais fáceis para deixá-la com a cara do inverno.

Ao invés de instalar um grande painel de madeira, você pode optar por pequenos e pontuais acessórios de madeira, como cadeiras, mesinhas e enfeites. Além da madeira, também existem outros materiais que são a cara do inverno, como a palha, o ferro e o cobre. Já nas paredes, você pode optar trocar suas cortinas por outras de tecidos mais encorpados, como veludo e suede. No chão, um tapete felpudo deixa tudo mais confortável e quentinho, além de passar uma sensação de amplitude, preenchimento e conforto, evitando que seus pés entrem em contato direto com o piso gelado.

Atenção à iluminação

A iluminação é uma variável poderosa na hora de criar uma sensação de conforto, beleza e aconchego na sua sala. Velas, por exemplo, são itens simples que aquecem visualmente o espaço, podendo ser usadas em cantinhos estratégicos para a decoração.

Quanto à luz artificial, o ideal é optar por lâmpadas e luminárias de tons meio amarelados, que ajudam a criar uma sensação de calor no ambiente. Caso suas lâmpadas da sala sejam dicroicas, você pode optar por aplicar um filtro âmbar sobre elas, para criar o efeito. Se as suas lâmpadas forem fluorescentes, opte pela gelatina, um revestimento próprio para iluminação encontrado em lojas de materiais de construção. Neste ponto, vale ressaltar a importância de utilizar o equipamento adequado para modificar a tonalidade da lâmpada, nada de utilizar soluções caseiras e pôr sua casa em risco.

A troca da iluminação auxilia a criar um maior efeito de conforto no cômodo e uma dica valiosíssima é utilizar luminárias que fiquem de pé, pois a luz próxima e sem pontos focais determinados cria um clima mais aconchegante.

Seguindo essas dicas práticas, você com certeza conseguirá compor um novo visual para a sua sala, deixando-a a cara do inverno. E não se esqueça de utilizar a sua própria criatividade, por exemplo, compondo um arranjo com galhos e flores secas dentro de um pote de ferro ou cobre. Cada detalhezinho em que você pensar poderá tornar a sua sala mais acolhedora para a sua família e amigos durante a estação mais fria do ano.